Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME – Projetos Individuais

Designação do projeto | CELLWATER 2017-2019: Plano Estratégico de Qualificação, Capacitação e Internacionalização

Código do projeto | LISBOA-02-0752-FEDER-027746

Objetivo principal |Reforçar a competitividade das PME

Tipologia de Intervenção | Internacionalização das PME

Região de intervenção | Lisboa

Entidade beneficiária | CELLWATER – Produtos Químicos para a Indústria, Unipessoal Lda.

Data de aprovação | 14-11-2017

Data de início | 01-07-2017

Data de conclusão | 30-06-2019

Custo total elegível | 158.603,80 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 63.441,52 EUR

Objetivos, atividades e resultados |

O projeto decorre de uma aposta em domínios imateriais de competitividade, dando corpo à sustentabilidade de uma estratégia de desenvolvimento competitivo e de crescimento no mercado global, apoiada na qualificação, na capacitação comercial e no conhecimento e internacionalização da CELLWATER.

A implementação da candidatura ao SI Internacionalização tem como desígnio a concretização de alguns objetivos estratégicos, nomeadamente:

  • Afinar processos e eficiências no consumo de matéria-prima, de energia e de recursos, demonstrando a qualidade e eficácia dos seus produtos, observando e cumprindo os prazos de entrega, especificações e exigências dos clientes;
  • Construir reputação internacional no fornecimento de soluções adaptadas de forma inovadora, às necessidades dos clientes, nas vertentes química, ambiental e de serviços;
  • Garantir um aumento gradual da qualidade dos produtos e a sua inovação contínua, pela integração das capacidades de conceção engenharia e know-how;
  • Empreender ações de qualificação das capacidades de organização e gestão em domínios imateriais de competitividade que permitam tornar a CELLWATER competitiva e dispor de capacidade de resposta no mercado global;
  • Desenvolver um modelo empresarial e processos de qualificação em diferentes domínios de competitividade que permitam criar uma forte base e capacidade exportadora que dê corpo à estratégia de direcionamento da atividade para o mercado externo.

Neste sentido será adotada uma estratégia de diversificação, isto é, penetrar novos mercados com uma larga gama de produtos disponíveis.

A estratégia de internacionalização delineada pela CELLWATER passa, assim, pela aposta em meios eficazes de promoção e marketing internacional, prospeção e presença em mercados internacionais com novas e inovadoras abordagens promocionais de comunicação da marca para uma maior performance competitiva, com instrumentos de direcionamento e expansão da atuação comercial nos mercados internacionais.

As intenções de investimento definidas irão permitir a internacionalização da CELLWATER para assegurar ganhos mais rápidos em termos de uma maior orientação para o mercado global, mais especificamente para os novos segmentos e mercados externos alvo, tal como definido na sua estratégia de direção de crescimento no mercado, através da aposta em importantes inovações de produto e processo, estas enquadradas em oportunidades identificadas com elevado potencial no mercado global, e que sustentam a presente estratégia de internacionalização.

As tipologias de ações previstas no projeto são as seguintes:

  • Conhecimento de mercados externos (Feiras/ Exposições), por via da participação da CELLWATER em certames internacionais de referência para o setor-alvo com stand próprio, permitindo aumentar a sua visibilidade e criar oportunidades de contacto com os principais interlocutores, como potenciais clientes, fornecedores e restantes players do mercado, possibilitando ainda a participação em importantes eventos paralelos que permitirão avaliar o mercado e criar redes de distribuição a nível internacional. Neste sentido, encontram-se previstas as participações nos seguintes certames internacionais: EXPOQUIMIA 2017 (Espanha; Barcelona), FIC Feira Internacional de Cabo Verde (Cabo Verde; Mindelo), Pollutec Maroc (Marrocos; Casablanca), SMAgua (Espanha; Zaragoza) entre outras;
  • Presença na web, através da economia digital, por via da promoção da oferta da CELLWATER num website próprio, com o qual divulgará a sua oferta de marca própria;
  • Prospeção e presença em mercados internacionais (Prospeção e captação de novos clientes), por via das viagens e missões de prospeção e captação de novos clientes, que privilegiam o contacto direto com a procura internacional, visando a apresentação e divulgação da CELLWATER e dos seus produtos aos potenciais clientes, permitindo angariar encomendas e concretizar vendas para os mercados alvo selecionados, nomeadamente Espanha, Marrocos, Angola, Cabo Verde, Gana e Moçambique;
  • Marketing internacional, por via de ações direcionadas para o mercado externo, tais como a conceção e desenvolvimento de catálogos/flyers físicos para feiras internacionais e digitais/virtuais, que irão atuar em estreito alinhamento com as ações de conhecimento de mercados externos, de desenvolvimento e promoção internacional da CELLWATER e da prospeção e presença nos mercados-alvo selecionados, bem como a conceção e desenvolvimento de conteúdos audiovisuais para promoção internacional.
  • Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais, por via da realização do Estudo de Viabilidade Económica e Financeira e Análise Estratégica do Projeto de investimento, bem como a contratação de um técnico altamente qualificado para desempenhar funções na área Comercial/Marketing. Adicionalmente, a Empresa pretende adquirir equipamento informático e software de suporte à atividade comercial/marketing em apreço.

Com o projeto de Internacionalização, a CELLWATER pretende atingir um Volume de Negócios Internacional com um peso de 21,23% do Volume de Negócios total.

 

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